sábado, 27 de março de 2010

ESCRITOS VOANDO NO TEMPO- TERESA FERRER PASSOS




A Escritura Editora, dentro da Coleção Ponte Velha, edição apoiada pelo Ministério da Cultura de Portugal e pela Direcção Geral do Livroe das Bibliotecas ( DGLP/Portugal) , publica Escritos Voando no Tempo, de Teresa Ferrer Passos, com a seleção de ensaios sobre temas diversos relacionados à literatura e à cultura em Portugal. A obra conta com a organização de Floriano Martins e ilustração de Dheyene de Souza.

Teresa Ferrer Passos discute a idéia de que "a literatura portuguesa tem tido um fraco expansionismo no Brasil no Brasil ao longo do século XIX ( pós independência do Brasil) e XX-XXI. Também o conrário tem sido uma constante. Se os portugueses conhecem mal a literatura brasileira e, assim como os outros campos das terras de Santa Cruz, os brasileiros também não tem acesso ao melhor da poesia, do romance e da pintura portuguesa do século XIX e XX.) re o Brasil do grande contista Machado de Assis e da admirável romancista Clarice Lispector, o universo da língua portuguesa ( agora alargada a aÀfrica e a Oceania pela CPLC), continuará emprobecido e sem explendor ( cultural/econômico) da Francofonia e da Commonwealth). Esperemos que o acordo ortográfico seja um passo importante para atingir essa tão benéfica cionstrução do 'mundo que o português criou' ( Gilberto Freire, 1940)"

Sobre a autora: Teresa Ferrer Passos,( Portugal, 1948 ) Historiadora, ensaista, poeta e narradora. Criou, em 2007 , um sítio Web denominado Harmonia do Mundo; http://www.harmoniadomndo.net/ . Recebeu o prêmio Monografia /monografia atribuído pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em 1989, ao Ensaio intitulado Fernão de Oliveira- 1º gramático de língua portuguesa, livro que viria a ser publicado em 1994. Traduziu A Semana Santa, (romance hisórico), de LOUIS ARAGON ( 2003). Publicou dentre outros livros: O sentimento Patriótico em Portugal ( Coletânea de artiugos publicados sobre a psicologia coletiva do povo português , 1983), A Revolução Portuguesa de 1383-1385, ( ensaio histórico , 1984). Eu Nuno Àlvares ( romance histórico em 1987), Fragmentos de Sol, (poesia 1993), O Grão de Areia ( contos de ficcção científica, 1996). Album de Amor( album de poesia em porceria com Fernando Henrique Passos, 1998), a Restauração de 1640 e D. Antão de Almada ( 1999) , Ensaios Literários e Críticos (2001), Anunciação, ( romance 2003) e Novo Album de Amor ( em coautoria com Fernando Henrique Passos, 2005).

Conheça todos os títulos da Coleção Ponte velha em http://www.escrituras.com.br/ponte.htm

Nenhum comentário:

AS INCERTEZAS DA COR- útimas postagens

Seguidores

Bons livros, Bons companheiros

Bons livros, Bons companheiros
Luz Coada por Ferros 1863

Herança de Lágrimas 1871

MUSEU RICARDO BRENNAND


ANN WARD RADCLIFFE- LIVROS

André, Lucas, Mateus